Linhas e Projetos de Pesquisa

[I] – LINHAS DE PESQUISA:

1. Avaliação de configuração espacial de bacias aéreas na região metropolitana do Rio de Janeiro com suporte de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

2. Mapeamento digital urbano apoiado por imagens de satélites de alta resolução espacial.

3. Mapeamento Digital com suporte de inteligência Cartográfica e SIG aplicado a projetos de desenvolvimento territorial.

4. Avaliação dos impactos das mudanças climáticas sobre os ambientes costeiros delimitados pelas bacias hidrográficas litorâneas, com base em geotecnologias e orientação na estratégia da ocupação e uso da Terra do Estado de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro.

5. Diversidade Biológica na Ilha Grande: uma análise sintética dos processos e base para pesquisas de longa duração – levantamentos topográficos e geodésicos para demarcação de módulos e parcelas RAPELD destinadas a coleta de organismos.

6. Mapeamento Digital de Águas Territoriais e de Zonas Costeiras de Domínio.

7. Mapeamento Digital com suporte de Inteligência Cartográfica e Computação de Alto Desempenho aplicado a projetos de desenvolvimento territorial.

8. Projetos executivos nas seguintes áreas: energia (hidrelétrica, eólica e solar); turismo; engenharia (civil, mecânica, ambiental, eletrônica e elétrica); plano e planejamento territorial; e zoneamento ambiental.

[II]- PROJETOS DE PESQUISA (executados ou em desenvolvimento com apoio financeiro da FAPERJ):

1. Edital 03/2010 (Tecnologia da Informação): (CONCLUÍDO em 2012)

Sistema de Informação Geográfica (SIG) aplicado a análise espacial integrada apoiada em dados sócio-econômicos, destinado ao desenvolvimento territorial, na área industrial, em escala regional. (ES-26/190.110/2010) Acesse aqui o [Relatório Final] deste projeto. Leia mais

2. Edital 04/2010 (Prioridade Rio): (CONCLUÍDO em 2012)
Mapeamento digital e monitoramento das áreas de mangues do litoral fluminense, através de tecnologias digitais de geoprocessamento e análise espacial. (ES-26/110.830/2010) Acesse aqui o [Relatório Parcial 01] e o [Relatório Parcial 02] deste projeto. Publicação para divulgação acesse AQUI.  Leia mais

3. Edital 16/2009 (PensaRio): (como colaborador)
Diversidade Biológica na Ilha Grande: uma análise sintética dos processos e base para pesquisas de longa duração. Coordenação: Dra. Helena de Godoy Bergallo (Instituto de Biologia – UERJ). Leia mais

4. Edital 23/2010 (Programa FAPERJ-FAPESP – Mudanças Climáticas Globais – 2010): 
Aplicação de geotecnologias na orientação do uso da Terra com base nos Impactos das mudanças climáticas globais: sub-bacias hidrográficas litorâneas do estado de São Paulo e do estado do Rio de Janeiro. (ES-26/111.619/2011). Cartas-imagem DEFINITIVAS e mapas temáticos PRELIMINARES deste projeto estão aqui. Acesse aqui o [Relatório Parcial 01] e o [Relatório Parcial 02] do projeto. Leia mais

- Mapas temáticos DEFINITIVOS de “Uso da Terra e Cobertura Vegetal” deste projeto, na escala 1/50.000 (a partir de bandas Multi) estão disponíveis em PDF aqui.

- Mapas temáticos DEFINITIVOS de “Uso da Terra e Cobertura Vegetal” deste projeto, na escala 1/10.000 (a partir de bandas Pan) estão disponíveis em PDF aqui.

5. Auxílio à Pesquisa 1 (APQ1) 2012/1: 
Análise espacial integrada no Bonfim, Petropólis, RJ, aplicado ao uso da Terra e cobertura vegetal, com suporte de geotecnologias. (ES-26/111.893/2012). Mapas temáticos deste projeto, acesse aqui. Relatório de referência de série histórica de mapeamento de uso da Terra e cobertura vegetal do Bonfim, acesse aqui. Acesse aqui o [Relatório Final]. Leia mais

6. Edital 28/2012 (Prioridade Rio):
Mapeamento digital da planície quaternária do rio Paraíba do Sul e efeitos do Porto do Açu sobre os ambientes costeiros no Norte Fluminense. (ES-26/112.630/2012) Acesse aqui o artigo que foi gerado a partir do [Relatório Parcial 01] do projeto. Leia mais

7. Chamada MCTI/CNPq/Nº 35/2012 – PPBIO/GEOMA – Redes de Pesquisa, Monitoramento e Modelagem em Biodiversidade e Ecossistemas: (como colaborador) 

A presente chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, articulando as competências regionais para que o conhecimento sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros seja ampliado e disseminado de forma planejada e coordenada por meio de redes de pesquisa voltadas à identificação, caracterização, valorização e ao uso sustentável da biodiversidade (Programa Pesquisa em Biodiversidade – PPBio) e de modo a intensificar as ações relacionadas à modelagem ambiental da Amazônia, incluindo fatores bióticos, abióticos e socioeconômicos da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia -GEOMA. Linha 4 – PPBio – Rede Mata Atlântica. Coordenação: Dra. Helena de Godoy Bergallo (Instituto de Biologia – UERJ). 

8. APQ1/2006 – Mapeamento Cartográfico Temático Digital da Planície Costeira do Rio Paraíba do Sul com Suporte de Imagens Sensoriais. (E-26/170.128/2006)

O projeto consistiu em executar mapeamentos digitais a partir de imagens de satélites compreendendo a planície costeira do rio Paraíba do Sul, como requisito para gestão dos ambientes costeiros lá localizados (manguezais, praias arenosas, lagunas e delta do rio).